O Instituto de Ação Social Força e Vida atua na área de Educação Infantil administrando hoje 19 Centros de Educação Infantil na Zona Leste de São Paulo e 01 Centro de Educação Infantil no munícipio de Guarulhos, sempre com o intuito de proporcionar à criança a possibilidade de vivenciar experiências enriquecedoras e atuar junto da comunidade local que está inserida. Além desse ramo de educação também estamos envolvidos com a área de Assistência Social, amparando e proporcionando bem estar às crianças da Região de Biritiba Mirim.
O Instituto possui neste ano letivo convênio com a Prefeitura Municipal de São Paulo para atendimento nos CEI Pimpolho, Vovô Bernardo, Bem Maior, Me Ninar, Sementinha do Bem, Viva, Jujubinha, Era Uma Vez, Estrela Baby, Vovô Dedé, Leozinho e Vovó Marina junto à DRE Penha, Vovó Adelaide, Vovó Vera e Manuel Rodrigues Santiago junto à DRE – São Miguel, Anna Gomes, Cora Coralina e Chica da Silva junto à DRE – Guaianases, Vovô Gim junto à DRE – Itaquera e CEI Novo mundo junto à Secretaria de Educação de Guarulhos.
Atualmente todos os nossos CEI’s prestam atendimento a crianças de 0 a 05 com a mesma metodologia, atividades e metas de uma forma padrão, visando a necessidade diária de nosso público alvo, tendo em vista que as crianças dependem do Centro de Educação Infantil para a garantia dos cuidados no período integral; considerando o alto índice de vulnerabilidade social nas regiões que atendemos, e que muitos pais trabalham, para o sustento da família.
Educação.
Assegurar às crianças de zero até 5 (cinco) anos de idade o seu desenvolvimento integral em aspectos; físico, afetivo, intelectual, linguístico e social, complementando a ação da família e da comunidade, o acesso a processos de construção de conhecimento e a aprendizagem de diferentes linguagens, bem ainda, o direito a proteção, saúde, liberdade, dignidade, brincadeira, convivência, integração com outras crianças e respeito.
Os CEIs, que recebem bebês e crianças pequenas de 0 (zero) a 5 (cinco) anos, constituim-se em locais coletivos privilegiados para a vivência das infâncias. O termo “privilegiado” é utilizado, por ser um espaço pensado com e para todos os atores sociais de pouca idade: bebês e crianças, meninos e meninas, pobres e ricos (as), negros (as), brancos (as) e indígenas, brasileiros (as) e estrangeiros (as), paulistanos (as) e migrantes, sejam eles (as) deficientes, com distúrbios globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação ou não.
Nossos CEIs funcionam por um período de 5 (cinco) dias por semana, de segunda a com carga horária diária de 10 (dez) horas, sendo o horário de início às 07 horas e término às 17 horas, conforme estabelecido com a participação dos pais/responsáveis, considerando a necessidade da comunidade local.
As atividades dos CEIs são organizadas conforme calendário anual de atividades, homologado anualmente nos termos de específica portaria, com possibilidade de atendimento nos períodos de janeiro e julho de acordo com as necessidades das famílias.
Os gêneros alimentícios, destinados a alimentação de bebês e crianças, durante o período de atendimento nos CEIs são fornecidos pelo Instituto seguindo as orientações e cardápios da CODAE. A SME providenciará a compra de gêneros alimentícios, a fim de complementar a alimentação escolar seguindo normas e sistemáticas por ela estabelecidas
Assumimos a responsabilidade de manter arquivada toda a documentação referente às crianças matriculadas, aos funcionários, livros oficiais, registros de RH, sistemas de suprimento, manutenção, vigilância, alimentação e demais documentações constantes no Manual de Gestão de Parcerias – CEI elaborado pela SME.
Anualmente, a equipe gestora organizará, conforme orientações de SME, a pesquisa de satisfação de atendimento, que consistirá em instrumento de escuta dos pais e/ou responsáveis pelas crianças matriculadas no CEI a fim de verificar o padrão de qualidade definido na política pública de educação infantil do município. Os resultados obtidos serão consolidados e registrados em atas e constituirão os dados para a Avaliação Institucional, e orientarão o replanejamento das ações e os ajustes do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e indicarão as necessidades e demandas para as diferentes instâncias de gestão da Secretaria Municipal de Educação (SME).
As atividades acontecerão conforme previsto no Projeto Político-Pedagógico devidamente elaborado com a participação de toda a comunidade educativa e de acordo com o contido na Deliberação CME Nº 07/2014.
Os nossos CEIs e famílias são instituições que se complementam e sua cooperação se torna necessária. Ambos devem proporcionar um lugar agradável para que os bebês e crianças sintam-se seguros, beneficiando os mesmos com o trabalho conjunto, mantendo assim, uma mesma linguagem. Para que essa relação seja fortalecida, realizamos 4 (quatro) reuniões com os pais/responsáveis sem suspensão das atividades, comunicados via bilhetes através de agenda, conversas na entrada e saída das crianças e reuniões especificas agendadas individualmente, objetivando uma maior articulação entre ambos.
Realizamos, durante o ano letivo, palestras em parceria com a UBS e cursos rápidos, incentivando os pais a participarem mais ativamente da vida escolar dos bebês e crianças.
Promovemos exposições, onde os trabalhos das crianças serão apresentados aos pais e comunidade. Estimulando a participação dos mesmos através dos eventos realizados durante o ano, entre elas: Indicadores da Qualidade, Festa do dia da família, Festa Junina, Exposições, Festa de Natal e Encerramento do Ano na Fábrica de Cultura.
Indicadores da Qualidade na Educação Infantil Paulistana (semestre);
Avaliação ao final do ano: DRE (anual);
Em Reunião de Pais: os pais relatam o alcance dos trabalhos (bimestral);